quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Flocos, farelo ou farinha?

Possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas do grupo B e E, carboidratos e fibras. Não foi à toa que a aveia caiu nas graças de quem é adepto da alimentação saudável, né?  De tão rico em nutrientes, o cereal passou a ser considerado alimento funcional, responsável por melhorar o funcionamento do organismo e, de quebra, prevenir algumas doenças.
De tantas substâncias benéficas, as protagonistas são as fibras solúveis, pois estão relacionadas ao bom funcionamento intestinal e à manutenção dos níveis de colesterol. A betaglucana é uma delas, responsável por melhorar a circulação sanguínea e, assim, controlar a pressão arterial e evitar doenças cardiovasculares.
Além disso, a aveia fortalece nossas defesas contra bactérias e infecções. Convencido? Na hora de escolher qual variedade levar pra casa, lembre-se:
Aveia em Flocos: o grão é prensado integralmente e conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhada sobre frutas, saladas e iogurtes.
Farelo de Aveia: vem da camada externa do grão. Possui maior concentração de fibras e é ideal para ser usado em massa de pães, bolos e afins.
Farinha de Aveia: como é obtida da parte mais interna do grão, acaba perdendo um pouco de fibras. Mas é ótima substituta da farinha de trigo nas receitas de pães, panquecas e bolos.
Que o cereal faz bem, agora a gente sabe. Mas isso não é desculpa pra se esbaldar com essa delícia. Por incrível que pareça, é bastante calórica. Então, recomenda-se a ingestão de 30g por dia, o que equivale a 3 colheres de sopa em suas preparações.

Fonte: BLOG/Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário